Rio Araguaia: cartão postal de Goiás – TVSD

728x90_zanox_Oferta da Semana
Compartilhar:
0 Flares Filament.io 0 Flares ×
Rio Araguaia: cartão postal de Goiás – TVSD
Avalie esta postagem

Print Friendly, PDF & Email

Outras Postagens:

Compartilhar:
0 Flares Filament.io 0 Flares ×
Rio Araguaia: cartão postal de Goiás – TVSD
Avalie esta postagem

Tudo começa em Mineiros, no extremo sudoeste goiano, a 420 de Goiânia.

É ali que o rio Araguaia nasce em uma fazenda de 720 hectares que abriga a RPPN Nascentes do Rio Araguaia e o monumento que indica a tríplice fronteira de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O local não conta com muitos atrativos, além de pequenas trilhas no Cerrado e do córrego inocente que vira aquela imensidão que é o Araguaia, mas serve como porta de entrada para outra atração da região.

A 12 km de distância fica o Parque Nacional das Emas, um setor preservado de 132 mil hectares, declarado Patrimônio Mundial da UNESCO.

O parque pode ser visitado com o automóvel do próprio visitante, que conta com 150 km de vias de terra, exclusivas para carros.

A observação de animais é atração fácil e (quase) garantida. Durante a temporada seca, dá para ver animais típicos do Cerrado, como emas, veado-campeiro e lobo-guará.

Para aumentar o grau de adrenalina e dar uma baixada no calorão típico do Cerrado, o PN das Emas abriga também o rio Formoso, onde a brincadeira pode ser uma flutuação nesse rio de águas geladas, ao longo de 1.200 metros de extensão; ou um boia cross por um setor de corredeiras leves, recortado pela vegetação do Cerrado e araras-canindé que se agitam quando passam os (raros) visitantes.

Para ver animais aos montes – só para você ter uma ideia, são mais de 600 espécies de aves -, a melhor época é entre o final de maio e o início de setembro.

Segundo o ICMBIO, esse parque nacional de 1961, localizado na Serra dos Caiapós, é “uma das poucas Unidades de Conservação que apresentam as diversas formas de cerrado dentro do Estado de Goiás”.

PRAIAS DO ARAGUAIA

Divisor natural entre o Cerrado, o Pantanal e a vegetação amazônica, o Araguaia tem mais de dois mil quilômetros de extensão.

De julho a outubro, na temporada de vazão, esse rio é responsável pela formação de praias de águas doce, no oeste de Goiás.

Em Baliza, próximo a Ribeirãozinho, no Mato Grosso, o Araguaia não tem pressa e se estreita em um cânion de 50 km de extensão com paredes rochosas que protegem praias de água doce.

De julho a outubro, expedições descem 70 quilômetros desse rio, durante quatro dias. O Jangadão Ecológico acompanha até 30 pessoas que viajam a bordo de botes infláveis e pernoitam em áreas isoladas das margens do rio.

Diariamente, são percorridos em média 17 km, em deslocamentos de até seis horas de remada.

Aragarças
380 km de Goiânia, aproximadamente

No limite com o Mato Grosso, esse antigo povoado de garimpeiros de diamantes abriga as únicas praias urbanas do Araguaia. Possui a melhor infraestrutura de todo o Vale do Araguaia, com avenida beira-rio com bares e restaurantes, na praia Quarto Crescente.

Print Friendly, PDF & Email

Outras Postagens:

B02 622x229
Admin

Author: admin

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscreva a nossa Newsletter

Junte-se à nossa lista de discussão para receber as últimas notícias e atualizações da nossa equipe.

Sua assinatura foi um sucesso!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×